Scroll

A puberdade chega e o corpo feminino começa a se transformar. Nesta fase da vida a gente aumenta a produção de hormônios sexuais que vão desenvolver todo o aparelho reprodutor. Uma das transformações mais marcantes é a primeira menstruação, chamada de menarca. É ela que dá a largada para a vida fértil. Muito cuidado nessa hora, menina, depois dela já é possível engravidar. 

Agora o corpo de menina dá espaço para o corpo de mulher: 

Broto mamário: o desenvolvimento inicial dos seios é o primeiro sinal da puberdade.

Altura: prepare-se para o estirão, um crescimento rápido de até 10 cm por ano.

Formato do corpo: a cintura afina e o quadril se alarga, deixando a silhueta com mais curvas. Além disso, o acúmulo de gordura pode aumentar. 

Axilas: olha os hormônios sexuais de novo, intensificando o crescimento dos pelos e o odor nas axilas. 

Órgãos sexuais: útero e ovários desenvolvidos completamente. 

Vulva: os pelos pubianos crescem, cobrindo o monte de Vênus e os grandes lábios. Os pequenos lábios também se desenvolvem. 

Secreção vaginal: para a vagina e a vulva ficarem mais úmidas, aparece uma secreção sem cor e sem cheiro. 

Acne: muito hormônio, muita produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Em excesso, essa lubrificação pode causar cravos e espinhas

É muuuuita coisa mudando, mas calma, as transformações fazem parte da vida de toda mulher. Se você tem alguma dúvida sobre as alterações no seu corpo, lembre-se sempre de conversar com o(a) ginecologista. Afinal de contas, se conhecer é poder.